Diretoria da FAPESP discute planejamento e metas para 2014

Por Renan Matavelli

A diretoria da Fapesp (Federação das Associações e Departamentos de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de São Paulo) se reuniu nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013 para discutir o planejamento e metas para 2014.

O presidente da Fapesp, Antônio Alves da Silva destacou a importância do trabalho em conjunto da Federação com as Associações e diretores. “Tivemos um ano de 2013 difícil para a classe dos aposentados vamos discutir e construir um ano de 2014 com vitórias. Devemos ser persistentes na luta. Cabe a diretoria procurar mais os deputados e buscar caminhos. Temos que trabalhar é hora de agir”, destacou o presidente.

No primeiro dia de planejamento a reunião foi apenas com a Diretoria da Federação onde foram debatidos conquistas de 2013, como a sede própria da Fapesp, a conquista do passe livre para aposentados e idosos pela Fapesp, criação da revista “Experientes”, a realização do ato em Catanduva, criação da Comissão de imprensa e de ética e a participação da Fapesp na criação do Conselho Nacional de Saúde.

Também foi colocado em pauta o que poderia melhorar para o próximo ano, além de apresentar data de eventos, aniversário das associações, plenárias e mobilizações durante 2014.

Os diretores discutiram nas reuniões assuntos de planejamento estratégico entre as Associações e a Federação como o aumento dos associados com contribuição por meio de desconto em folha de pagamento para as entidades.

Os diretores sugeriram que nas plenárias haja espaço para apresentação de experiências e integração entre as associações e tenha mais projetos para conscientizar e mobilizar os aposentados da importância da classe e da luta pelos direitos, além de ter persistência nas ações como mobilizações que envolvam o Ministério Público, como por exemplo, durante o Seminário Jurídico e Previdenciário em Águas de Lindoia, em março, realizar uma passeata pelas ruas da cidade até o MP para apresentar propostas de melhorar os direitos e garantias do aposentado. Essa medida a diretoria estuda que seja um ato simultâneo em todo Estado de São Paulo com outras associações para chamar atenção dos governantes.

Foi discutido e planejado apenas um único ato em Brasília para 2014 com objetivo de chamar atenção dos governantes antes da aprovação do orçamento da União e da aprovação do índice de aumentos para aposentados.

Foi sugerido criar ou encampar projeto da Associação de Votoramtim que permite a contribuição de um valor anual dos Aposentados filiados e não filiados, para formar uma rede de sustentabilidade do movimento em prol da nossa gente.

O Diretor de Comunicação Social da Federação, Adonias Cesário de Souza lembrou aos diretores que segundo pesquisa divulgada pelo Sebrae, 80% dos dirigentes das organizações não atualizam, treinam ou planejam com seus diretores e funcionários as metas da empresa e a Federação, como entidade, trabalha de maneira diferente da estatística apontada se empenhando em planejamento e metas.

Adonias alertou aos Diretores que a organização para o próximo ano pode otimizar resultados. “Quanto mais planejamento melhor, temos que ter em mente que pode acontecer alterações e seja preciso flexibilizar o calendário durante o ano, mas o planejamento é uma linha de trabalho e luta em acreditar e realizá-lo”, destacou.

O presidente da Federação ressalta que os pontos debatidos são pertinentes, mas é necessário, planejar, executar e avaliar. “Estamos no momento de planejar 2014 e avaliar o ano que se encerra”, explicou Antônio.

Durante o segundo dia participaram do seminário de planejamento além dos Diretores Titulares, Diretores Adjuntos (suplentes), Membros Titulares e Suplementes do Conselho Fiscal. Foram levantamos os pontos debatidos no primeiro dia e feitos as ressalvas da Diretoria. Após a reunião foi realizado um almoço de confraternização para comemorar o ano que se encerra.

Além disso, aconteceu oficialmente a nomeação do Conselho de Ética onde foi entregue aos membros o regimento do Conselho, que se necessário poderá ter alterações na primeira plenária de 2014. O presidente da Federação, Antonio Alves, destaca a importância do Conselho. “Agradeço ao Ênio Padovani, Jair José, Aristides, Edson Botossi e Edegar de Assis pela oportunidade de ter diretores que formem esse conselho como exemplo de caráter, de pessoa para nos auxiliar quando precisarmos”, disse.

2014

A primeira ação de destaque para Fapesp já em 2014 começa em 26 de janeiro com o Ato de Aparecida do Norte para comemorar o Dia Nacional dos Aposentados, em parceria com a COBAP, FARJ, FAPMG, FED. ESPIRITO SANTO. No dia acontecerá uma missa e passeata pela cidade em comemoração ao dia.