Carta dos Aposentados e Pensionistas às autoridades e ao povo brasileiro

Dia Nacional do Aposentado - 2017

Neste ano de 2017, em que celebramos o Jubileu de 300 anos de bênçãos de Nossa Senhora Aparecida e a Campanha da Fraternidade traz como tema os Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida, os aposentados, pensionistas e idosos brasileiros, reunidos na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em comemoração ao Dia Nacional dos Aposentados, rogam às autoridades, à imprensa e ao povo desta Nação para que:

Aposentados, Pensionistas e Idosos não são os responsáveis e não devem ser tratados como culpados pelo rombo na Previdência social. O poder público não pode usar os recursos da Seguridade Social para outras áreas devido à falta de planejamento de politicas públicas seja na área social, econômica e política.

Os governos nas esferas da União, Estados e Municípios reconheçam e valorizem o esforço e a contribuição daqueles que trabalharam por muitas décadas para construir esta que é a 8ª maior economia mundial, retribuindo aos mesmos com serviços públicos de qualidade na saúde, previdência, assistência e dignidade integral;

As famílias, as escolas, os meios de comunicação e a sociedade em geral devem se qualificar para vivenciar, acolher e cuidar dos milhões de pessoas que superam a faixa dos 60 anos, inaugurando nova e desafiadora realidade da população brasileira, que envelhece e quer continuar ativa, digna e respeitada.

Como nas nações desenvolvidas e civilizadas, sejam mantidos e ampliados continuamente os direitos sociais, trabalhistas e previdenciários. Para isso, que o Ministério da Previdência Social seja recriado; mantido o piso do Salário Mínimo nos benefícios previdenciários; assegurada a revisão dos benefícios para aqueles que continuam a contribuir; preservadas integralmente as fontes de receitas próprias da Seguridade, conforme a Constituição da República, com a extinção definitiva da DRU; e resgatada a administração quadripartite e deliberatória da Previdência pública.

Pedimos a defesa da Vida, da Ecologia e de todos como participantes de um sistema único e interligado.

Que Nossa Senhora Aparecida, neste Jubileu de 300 Anos, nos abençoe, nos una e nos fortaleça nesta caminhada.

Aparecida / SP – 29 de janeiro de 2017