ESTAMOS DE OLHO|| GOVERNO CONFIRMA DEPÓSITO ANTECIPADO DA PARCELA DO 13º

Segundo reportagem do jornal Agora São Paulo do dia 16/06/2016 o Ministério da Fazenda disse que o cronograma para pagar o 13º dos aposentados em duas parcelas não mudará.

Ministério da Fazenda confirmou ontem que manterá o adiantamento da primeira parcela do 13º aos aposentados e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

NO ENTANTO, O ÓRGÃO NÃO DETALHOU QUANDO SERÁ FEITO O DEPÓSITO. Em nota, a Fazenda informou que “não houve mudança no cronograma do pagamento do 13º dos aposentados em duas parcelas”.

A antecipação da primeira parcela ocorre desde 2006, após um acordo entre os representantes dos aposentados e o governo federal. Normalmente, a grana é paga no calendário de benefícios de agosto, que começa a ser depositado na conta dos segurados na última semana de agosto e segue até a primeira semana de setembro.

Em 2015, por causa da crise econômica, os valores do adiantamento foram depositados no final de setembro e no início de outubro.

O pagamento da grana depende de decreto presidencial. Ontem, a Previdência Social informou que a confirmação das datas será feita na publicação do decreto. O documento costuma ser publicado no mês de julho.

A primeira parcela do 13º corresponde à metade do valor do benefício para quem começou a receber aposentadoria, pensão ou auxílio em janeiro de 2016 ou em anos anteriores. Nessa primeira parte, não há desconto do Imposto de Renda.

Os segurados que começaram a receber um benefício a partir de fevereiro deste ano terão direito ao depósito dos valores proporcionais.

No caso de quem tem auxílio, o cálculo é feito até agosto. Se continuar recebendo o benefício, a diferença sai em dezembro.