ROMANO BELÍSSIMA DA ITÁLIA REALIZA PALESTRA NO II CONGRESSO MUNDIAL

Na mesma manhã o II Congresso Mundial teve a presença do palestrante, o senhor Romano Belíssima - Secretário-Geral da União Italiana dos Trabalhadores Reformados (UILP) que tratou do tema: “O sistema previdenciário italiano“. Nessa palestra foi sem dúvida um grande aprendizado e troca de experiência. Romano disse que o modelo de sindicato trabalha entre pessoas e a política também deveria estar a serviço das pessoas e não das finanças. O Secretário disse da tentativa de fazer um partido dos aposentados que não deu certo pois segundo ele é muito difícil já que cada aposentado tem uma ideologia diferente mas apontou que é necessario uma frente que defenda os aposentados, acima de qualquer partido, para ele partido divide. Romano disse detalhes do sistema previdenciário e da distribuição de renda desigual. Apontou que o Estado usa o fundo da Previdencia para gasto próprio quando deveria ser apenas para aposentadoria, como acontece aqui no Brasil. O palestrante fala da mídia manipuladora que a todo custo quer trazer a imagem de que os aposentados são impecilio e demolir a imagem dos sindicato mas ressalta que a força do povo, o boca a boca é mais forte que os donos dessas empresas do sistema financeiro e imprensa. Outro ponto apontado foi que os 16 milhões de aposentados recebem pensão da Previdência porém o que a União Europeia dizia que o sistema italiano era o mais sustentável agora o governo nega e fala em defict. Mas o motivo apontado é o dinheiro da Assistência Social se mistura com o dinheiro previdenciário e esses custos sobrecaem na conta dos Aposentados que são tratados como culpados. Vamos nos unir aposentados e lutar!!!!! #FapespEmAraxá