Mais de 150 Aposentados de São Paulo Participaram do Congresso da COBAP em Florianópolis e Miss FAPESP foi eleita Miss Nacional

Mais de 1.400 aposentados de todo o país estiveram participando do XXII Congresso da COBAP, em Florianópolis, entre os dias 20 e 24 de outubro, onde foram discutidos o posicionamento do Governo Federal em relação a categoria e assuntos internos da COBAP envolvendo as Federações e as Associações de Aposentados de todo o país.

São Paulo participou com mais de 150 aposentados, pensionistas e idosos, vindo de quase todas as Associações do Estado. A abertura oficial do Congresso reuniu Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Vereadores e o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. Ao fazer uso da palavra, o Senador Paulo Paim conclamou os Aposentados para a mobilização e mandou um recado aos políticos, em especial para a Presidente Dilma e Aécio Neves: “O Político que estiver ao lado dos aposentados não perde eleição. Eu sou uma prova do que estou falando”.

No segundo dia do Congresso as discussões foram para a elaboração da “Carta de Florianópolis”, lida e aprovada em Assembléia no último dia do Congresso. Na carta, os Congressistas fizeram várias reivindicações, com destaque para que os futuros candidatos assumam o compromisso de inserir em seus programas de governo as reivindicações dos aposentados. Nos debates entre os Congressistas, mais do que propostas o que se viu foram críticas ao governo com opiniões unânimes de que o Governo Federal tem esquecido e maltratado os idosos e nos últimos quatro anos nada foi conseguido pela categoria.

Alguns chegaram a propor uma passeata pelas ruas de Florianópolis, mas não houve tempo hábil para organizá-la e além do mais alguns consideram que o caminho daqui para frente deve ser o Ministério Público e o Supremos Tribunal Federal.

O Congresso terminou com o tradicional Concurso do Mister e da Miss 3ª Idade Nacional. São Paulo, mais uma vez foi o destaque com a sua torcida animada e barulhenta, com pompons nas cores da FAPESP, apitos, bexigas e vuvunzelas. A torcida foi recompensada com a conquista do Título de Miss 3ª Idade, pela paulista, SHIRLEY ANDREO GONÇALVES, da Associação dos Aposentados de Catanduva/SP. Em 2º lugar, por diferença de apenas 3 pontos ficou a gaúcha, Sra. Ignes Rego. A candidata do Paraná, Carmen Mazetto, obteve a 3ª colocação no concurso. Quanto aos Misters, o vencedor foi Victor Hugo Saldanha Garcia, 63 anos, do Rio Grande do Sul, seguido por João Osmar, 68 anos, de Santa Catarina e José Medeiros, 56 anos, do Estado do Paraná.

Durante o Congresso ficou definido que o próximo, em 2015, será em Maceió, capital de Alagoas. Antes, porém, em setembro de 2014, será realizado um Seminário nacional na cidade de Natal, Rio Grande do Norte.

Por falar em Seminário, já se encontram abertas as inscrições para o II Seminário Jurídico e Previdenciário da FAPESP que será realizado no período de 24 a 27 de março, na cidade de Águas de Lindóia, com opções para passeios em Serra Negra e Monte Sião. Tudo por apenas R$ 400,00, parcelados em 5 vezes de 80,00. Preenchidas as 200 vagas, as inscrições serão encerradas.