• facebook
  • Flickr
  • twitter
  • orkut

CRÉDITO CONSIGNADO FICA MAIS CARO PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS

UM ABSURDO! Mais de 32 milhões de aposentados e pensionistas do INSS vão ter de contratar crédito consignado com desconto em folha de pagamento, mais caro. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aumentou as taxas que vigoram desde maio de 2012. Para o crédito pessoal, o teto subirá de 2,14% para 2,34% ao mês. Nas operações feitas pelo cartão de crédito, a taxa passará de 3,06% para 3,36% ao mês.

Não há justificativa ou despesas extras que façam o governo tomar mais essa medida tão cruel já que os bancos tem o dinheiro do empréstimo consignado garantido, já que o valor é descontado direto da conta do aposentado. Mais uma ação cruel que só visa massacrar mais ainda o aposentado. Um governo vendido aos bancos e quem paga a conta da incompetência novamente é o aposentado. Será que com esse aumento de juros os bancos vão começar a tratar melhor os aposentados? Porque até agora só vemos o descaso em negar atendimento aos idosos nas agências, mas para aumentar a taxa de juros nem pensam duas vezes.

De acordo com o Ministério do Trabalho e da Previdência Social, o reajuste passa a valer após a publicação de resolução no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nos próximos dias. O CNPS afirma que desde maio deste ano o aumento dos juros vem sendo debatido pelo conselho. Os bancos queriam que as taxas subissem para 2,48% o que não foi aceito pelo governo, que apresentou uma contraproposta, elaborada pelo Ministério do Planejamento.

Os bancos argumentaram que era preciso reajustar os juros por causa do atual cenário econômico. Uma A taxa básica de juros subiu de 9% ao ano, em maio de 2012, para os atuais 14,25%.

O mercado de crédito consignado do INSS alcança quase R$ 86 bilhões. Esse tipo de empréstimo é atrativo aos bancos por ter uma das inadimplências mais baixas do sistema financeiro.

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff sancionou o aumento do limite para a obtenção de crédito consignado, de 30% para 35% da renda do trabalhador, aposentado ou pensionistas. Esses 5% adicionais, no entanto, são destinados exclusivamente para bancar despesas contraídas por meio de cartão de crédito.

Ou seja, você pode pagar a dívida do cartão de crédito por outra dívida um pouco mais barata. MAS ATENÇÃO! O aumento do crédito consignado está muito longe de resolver os problemas financeiros dos aposentados e pensionistas. O aumento do crédito consignado de 30 para 35% está muito longe de resolver os problemas financeiros dos aposentados e pensionistas pelo contrário só aumenta o endividamento de uma classe que não recebe o aumento salarial digno, justo e real. Lutamos para ser colocado em votação e aprovado o nosso PL 4434/08 que prevê o reajuste do salário dos aposentados na mesma proporção que foi contribuído. O fato é que o governo aumenta mais ainda a margem de endividamento quando o correto seria um aumento de benefícios e não de dívidas.

Clique aqui para voltar.