O TEMOR DE GRANDES OBRAS

O Brasil precisa se modernizar e buscar novas soluções para os problemas de infraestrutura. Um governo não deve somente fazer grandes obras para eventos como a Copa e Olimpíadas. O governo deve investir no futuro do país. Pagamos uma das maiores cargas tributárias do mundo para não termos retorno de nada. O valor que contribuímos seria o suficiente para manter um país moderno, com saúde, educação e segurança.

Um exemplo que temos é a escassez de água em diversos Estados do Brasil e parece que tudo no país anda num processo de dar um jeitinho ao invés de resolver a situação. Enquanto o Brasil permanece preocupado apenas com mais impostos, o povo já descrente só espera de obras grandiosas apenas como uma forma de roubar e superfaturar e assim vamos ficando para trás enquanto países desenvolvem soluções para o problema, como a dessalinização da água.

Vemos muitas promessas nesses últimos 12 anos e o que temos? Nada, apenas mais e mais promessas! A solução para o problema da água poderia ser óbvia: aproveitar a abundância da água do mar para o uso comum por meio da dessalinização.

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e contêm 97% da água do planeta. Recentemente graças às novas tecnologias, os custos foram reduzidos à metade e enormes usinas de dessalinização estão sendo abertas ao redor do mundo.

A maior usina dessalinizadora do planeta está em Tel Aviv (Israel) e já está sendo ampliada para alcançar seus limites máximos de produção. Isso significa 624 milhões de litros diários de água potável. Outra usina de dessalinização, que fica em Ras al-Khair, na Arábia Saudita, alcançará sua produção plena em dezembro.

Instalada no leste da Península Arábica, ela será maior do que a de Israel e abastecerá Riad – cuja população está crescendo rapidamente – com 1 bilhão de litros por dia. Da mesma forma, será instalada em San Diego a maior usina dessalinizadora dos Estados Unidos, que estará operando a partir de novembro.

Tecnologia existe, o que falta no nosso país é boa vontade de trabalhar a favor do povo e não de interesses políticos que interessam apenas a eles mesmos. Enquanto não governarem para o povo a crise nunca acabará.