• facebook
  • Flickr
  • twitter
  • orkut

Planejamento pode garantir benefício maior ao segurado

ANTES DE IR AO INSS ACERTAR AS CONTAS EM ATRASO, PROCURAR UM ESPECIALISTA AJUDA A TER CÁCULOS CORRETOS.

Os segurados que pararam de contribuir com o INSS por algum período e querem garantir uma aposentadoria pelo órgão precisam, antes de tudo, se planejar para acertar, quando possível, os pagamentos das contribuições atrasadas.

Isso porque a Previdência Social cobre juros e multas sobre as contribuições que não foram pagas. Os percentuais variam conforme o período. Para dívidas mais antigas, os juros são maiores e podem chegar a 50% do valor da contribuição devida.

O segurado não pode se assustar com o valor devido, ele tem que pensar que aquele valor irá contribuir para o benefício que receberá para o resto da vida, principalmente porque a expectativa de vida do brasileiro só está aumentando e garantir uma boa aposentadoria é o que traz dignidade para o segurado.

A principal dica dos especialistas para quem deixou de pagar o INSS e não fez mais contribuições, é que volte a pagar o quanto antes puder. Pagar a Previdência faz com que o trabalhador recupere a chamada qualidade de segurado. Desta forma o contribuinte estará amparado por outros benefícios, como o auxílio doença e a pensão por morte.

Em todos os casos, o melhor é consultar um advogado especializado em causas previdenciárias. Portanto, procure o departamento jurídico de sua associação e esclareça suas dúvidas.

Clique aqui para voltar.