IDOSOS CONTINUAM SENDO DESPREZADOS PELOS BANCOS

A FAPESP DENUNCIA o tratamento desrespeitoso aos idosos em quase todas as agências bancárias e de todas as Instituições inclusive os bancos públicos. Lamentamos que essa prática continue acontecendo e contrariando a carta enviada pela FEBRABAN que pregava que tudo está bem, mas a Lei não está sendo nem um pouco respeitada.

Por isso, a FAPESP enviou ofício solicitando um posicionamento URGENTE e que cumpram o Estatuto do Idoso. Os idosos nos denunciam o descaso e o desrespeito que as instituições bancárias continuam fazendo em restringir o uso dos serviços bancários dentro da própria agência. Tornando-os alvos fáceis dos ladrões.

Esse descaso está chegando a uma situação insustentável que os idosos terão de chamar a polícia ou entrar com ações na justiça para poder simplesmente pagar suas contas direto no caixa dentro da agência.

Esta ação dos bancos é uma prática criminosa em não receber boletos de aposentados, pensionistas e idosos. O correntista ou beneficiário da Previdência Social recebem no banco, porém se a conta for igual ou inferior a R$ 1.000,00 (hum mil reais) devem efetuá-la em uma casa lotérica.

Essa atitude contraria, os artigos 2, o artigo 3 o caput e inciso I, o artigo 10 caput e o parágrafo 2º e o 3º, o artigo 96 caput e o parágrafo 1º e 2º. O que significa na prática, crime contra o Estatuto do Idoso.

Solicitamos que seja decretada a suspensão dessa determinação bancária, que ainda gera a possibilidade do idoso ser assaltado, até mesmo na porta da agência bancária.

Aguardamos uma iniciativa para coibir essa prática e estamos abertos para discussão do assunto o mais rápido possível.

Também encaminhamos esta denuncia as autoridades: Murilo Portugal Filho – Presidente Febraban; Wilson Roberto Levorato – Vice-Presidente Febraban ; Carlos Eduardo Gabas – Ministro Da Previdência Social Elizete Belchior – Presidente do INSS; Dulcina F. Golgado Aguiar - Superintendente INSS Sudeste 1 - São Paulo ; Banco Central ; Warley Martins Gonçalles – Presidente da Cobap ; Eduardo Cunha – Presidente da Câmara Federal ; Renan Calheiros – Presidente do Senado ; Paulo Paim- Senador ; Arnaldo Faria de Sá – Deputado Federal ;Antônio Goulart – Deputado Federal e Campos Machado – Deputado Estadual.