Manifestação Reuniu Milhares de Aposentados em Catanduva/SP

Na última sexta-feira, dia 10 de maio, a cidade de Catanduva (SP) foi palco de uma das maiores manifestações de Aposentados já realizadas no Brasil. Com a presença dos Presidentes de quase todas as Federações de Aposentados do Brasil, Diretores da COBAP e da FAPESP, Presidentes e Diretores das Associações de Aposentados do Estado de São Paulo, aproximadamente 3.000 aposentados e pensionistas encheram as ruas de Catanduva (SP) para chamar a atenção das autoridades para situações como: fim do fator previdenciário, desoneração da folha de pagamento, reajuste único e digno para todos os aposentados e melhores políticas na área da saúde.

Os manifestantes se concentraram no Clube da Velha Guarda onde houve um café da manhã, regado a forró, com a presença do Senador Paulo Paim, que fez questão de tirar fotos e dar autógrafos para as pessoas que estavam no local. No Clube foi montada uma mesa para coleta de assinaturas de adesões ao Partido dos Pensionistas e Aposentados (PAI) De forma organizada e pacífica, às 9 horas os manifestantes deram início a uma grande passeata, tendo à frente o Senador Paulo Paim, Deputados, Prefeito, Vereadores, Padres, Representantes dos Evangélicos e Espíritas, Líderes e Dirigentes Sindicais, Presidente e Diretores da Cobap, Presidentes e Diretores das Federações de Aposentados, Membros da Comissão Organizadora do Manifesto, idealizado pela FAPESP, sendo organizado por uma comissão de diretores das associações locais, tudo a frente do presidente da Federação de São Paulo, Antônio Alves e com o apoio do presidente da COBAP Warley Gonçalles, desta forma estamos nacionalizado o ato. As delegações foram organizadas e distribuídas de acordo com as faixas, camisetas e jalecos das várias Entidades participantes, além de bonecos caricaturados com imagens dos políticos "inimigos" dos aposentados. Junto com a delegação de Monte Alto estavam também o Mister Estadual, Sr. Wilson Duque, e a Miss Nacional 3ª Idade, Eunice Morcelle, ambos da Associação dos Aposentados de Monte Alto.

Durante o trajeto vários líderes fizeram uso da palavra para criticar o governo contra a atual política contra os aposentados e pensionistas. Após a passeata, os aposentados e pensionistas se concentraram na Praça da República, onde autoridades, religiosos, políticos, dirigentes sindicais e os principais Dirigentes do Movimento Nacional dos Aposentados fizeram seus pronunciamentos. Antes, o padre Sinval Januário, patrono da Associação dos Aposentados de Catanduva, abençoou a Manifestação e seus manifestantes. Representantes da Cobap e de todas as Federações deixaram seus recados, como também o Bispo de Catanduva, Dom Otacílio, e representantes das Comunidades Espíritas e Evangélicas.

Entre os políticos mereceram destaque as palavras dos vereadores, do Prefeito de Catanduva, do Deputado Estadual João Paulo Rillo(PT), dos Deputados Federais Arnaldo Faria de Sá (PTB) e Edinho Araújo (PMDB).

Warley Martins Gonçales, pela COBAP, e Antônio Alves, pela FAPESP, bateram duro na equipe da Presidente Dilma e deixaram o local agradecidos e satisfeitos com o resultado da Manifestação, já convidando os manifestantes para o próximo Ato em Santo André, no mês de setembro. O encerramento do Manifesto ficou por conta do Senador Paulo Paim que se emocionou com a atual situação de penúria dos Aposentados e garantiu falar da manifestação no congresso e com os representantes da Previdência Social.

Após sua fala, todos entregaram as reivindicações ao represente do INSS na Região de Catanduva e São José do Rio Preto. Representantes da imprensa da Região estiveram presentes, com destaque para TV Nova Catanduva e TV Globo, de São José do Rio Preto. Os responsáveis pela Revista EXPERIENTES fotografaram e colheram opinião dos manifestantes.

Adonias Cesário de Souza - Diretor de Comunicação e Imprensa da FAPESP para o Site da federação.