• facebook
  • Flickr
  • twitter
  • orkut

Confira as profissões com mais vagas para aposentados

Engana-se quem ainda pensa na vida profissional após os 50 anos de idade com melancolia. No primeiro semestre de 2014, houve aumento de 13% no número de vagas abertas para esse perfil de trabalhador, em relação ao mesmo período de 2013, segundo a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).

Oportunidade como zelador, porteiro e garçom, por exemplo, mantêm a tendência de alta no radar de quem ainda não pretende abandonar o mercado.

Na avaliação no diretor técnico da Sert, Wagner Leite, o perfil do empregador está mudando nos últimos anos. “As empresas começam a ver que esses profissionais dificilmente irão pular para outro emprego, como o jovem acaba fazendo. Esse trabalhador tem um compromisso maior, além da bagagem e da experiência”, diz.

A falta de mão de obra qualificada em diversos setores é outro item que favorece a colocação de profissionais considerados “veteranos”. “Vemos essa tendência no setor de alimentação, por exemplo. Como os empacotadores ou vendedores nos supermercados, que são mais atenciosos com os produtos. Percebem o que está no lugar ou fora dele, se um determinado item está com a validade vencida. Há uma onda de empresas trazendo as pessoas maduras para dentro do mercado”, avalia o consultor Alexandre Garret.

Especialistas são unânimes em concordar que as oportunidades para os mais velhos no mercado de trabalho estão concentradas hoje na área de serviços. Prova disso são as vagas para eletricistas, pintores e costureiros.

Soma-se a isso o fator de o setor industrial passar por uma das crises mais profundas dos últimos anos, no qual os empregadores oferecem menos postos.

O responsável pela área de pesquisa e estratégia de uma empresa de recolocação, afirma que esse cenário acaba por submeter os profissionais mais velhos às áreas de serviço. Explica ainda que é fato que esses profissionais já têm uma larga experiência e passaram por uma série de empresas. Na prestação de serviços isso é fácil de ser colocado em prática.

Veja vagas oferecidas nos PATs ( Posto de Atendimento ao Trabalhador), PAT Barra Funda – Fone: (11) 3392-2313. PAT Casa do Trabalhador Mário Covas – Fone (11) 3241-7139, também pelo site: www.empegadossaopaulo.sp.gov.br.

CATs ( Centro de Apoio ao Trabalhado) CAT Sé – R. Alvares Penteado, 49. CAT Luz – Av. Prestes Maia, 913.

Outras informações ao público pelo telefone (11) 3397-1502

Fonte: Secretaria do emprego e Relações do Trabalho, CAT, CNI, IBGE, Sindnap, Ipea, Jornal Agora.


Clique aqui para voltar.