• facebook
  • Flickr
  • twitter
  • orkut

A Previdência é nada?

Amigos, Aposentados, Pensionistas e Idosos, porque será que todos os problemas de finanças, de orçamento do nosso país têm sempre como causa a Previdência Social?

Falta-se dinheiro no governo, a indústria tem prejuízo ou investe menos, demitem funcionários, prefeitura deixa de pagar os funcionários ou investir recursos principalmente no social, enfim, todos esses problemas são causados pelos aposentados. Para o governo, empresários, meios de comunicação, bancos e banqueiros todos os males do nosso país tem origem na Previdência Social.

Na imprensa os comunicadores que se dizem economistas ao serem chamados a palpitarem sobre a Previdência Social enchem o peito e dizem com todas as letras “A Previdência é deficitária e vai quebrar o Brasil”. Será que fazem isso por ordem dos patrões, má fé, por serem mal informados ou por incapacidade mesmo?

Os escândalos do Mensalão, operações sanguessuga e lava jato, o dinheiro na cueca do irmão do Genuíno, os gastos com cartão corporativo, parar em Portugal só para comer uma bacalhoada, o gasto de 3 mil reais para arrumar o cabelo diariamente, gastam mais de 70% com funcionários comissionados e a roubalheira em geral, não são a causa dos problemas no Brasil?

A Seguridade Social onde está inserida a Previdência Social tem orçamento próprio oriundo de financiamento específico e que segundo a ANFIP teve somente em 2013 um superávit de mais de 78 BILHÕES de reais e que o acumulado de 2000 a 2013 bate a casa de 1 TRILHÃO de reais. Onde está essa dinheirama toda? Creio que a Polícia Federal terá que criar a investigação “BUSCA URGENTE” para devolver aos cofres da Previdência esse dinheiro desviado. Nem mesmo a DRU, desvinculação de receita da união, deveria ser usada para desviar recursos da Seguridade Social, pois esses recursos não são oriundos de impostos, tributos e não compõem o Orçamento da União.

E agora, pasmem, até o TCU (Tribunal de Contas da União), na pessoa do Ministro Augusto Nardes investe contra a Seguridade Social destacando a “Bomba Relógio” que é a Previdência Social. Antes de falar tudo isso, acreditamos que Vossa Excelência deveria discutir com a Anfip (Associação Nacional de Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) já que fazem parte do mesmo poder público e deixar em paz os Aposentados, Pensionistas e Idosos que ajudaram a construir esta Pátria. Como autoridade Nacional, Vossa Excelência, deveria zelar pela melhoria social e resgatar a dignidade da nossa gente. “Pacto pela Boa Governança” deve ser investigação e punição desse bando de corruptos que estão alojados nos 3 poderes da Nação. Essa deveria ser a maior preocupação de um Ministro honesto como Vossa Excelência. Aliás, por que o TCU não investiga para que e onde foi gasto o dinheiro pego emprestado da Previdência e nunca foi devolvido?

Onde estão os parlamentares (deputados e senadores) que dizem defender a nossa gente? Não li ou ouvi uma única defesa no parlamento e imprensa contra o que foi divulgado pelo TCU.

Na mesma página de jornal que fala que a Previdência Social é uma bomba relógio fala da troca de regras da Previdência Privada. A Previdência Privada é o sonho dos Bancos Públicos e Privados para poderem ampliar ainda mais os lucros e abusos contra os aposentados.

Deixem a Seguridade Social em paz, não roube a Previdência porque esses recursos não são do governo, mas dos trabalhadores brasileiros. Vamos corrigir com JUSTIÇA os salários dos aposentados e pensionistas que lutaram a vida todo para fazer um Brasil melhor mais digno e justo.

PROPOSTA

É absolutamente necessário que as lideranças dos aposentados tendo a frente à COBAP, se reúnam em um Seminário de um dia com todos os parlamentares que defendem a causa dos aposentados, a Anfip, OAB, COBAP, Federações e Associações de Base para discutir a situação da Previdência Social com urgência.

Depois que a Previdência quebrar de vez não vai adiantar mais se organizar. O meu amigo Iburici Fernandes, Presidente da Federação de Santa Catarina, fala com propriedade e acerto que temos que pensar na Previdência para daqui 30 anos. Só que para isso é necessário tomarmos providências agora. Se continuarmos nessa situação, em 5 anos talvez não teremos mais Previdência.

A responsabilidade é do governo, Parlamento, Justiça, Ministério Público, OAB, Anfib e Sociedade, mas principalmente dos aposentados e suas lideranças.

A hora é agora depois será tarde até para chorar!

"Os homens são miseráveis, porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance." (Pitágoras) Vamos, portanto ser sábios, analisar o que está acontecendo e corrigir.

Antônio Alves da Silva
Presidente da FAPESP

Clique aqui para voltar.