• facebook
  • Flickr
  • twitter
  • orkut

Idoso não terá mais que renovar Bilhete Único todo ano

Os mais de 860 mil idosos idoso que usam transporte público em São Paulo não precisarão mais ter que refazer todos os anos o cartão Bilhete Único.

A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (10) pela prefeitura. Agora, os passageiros que têm direito ao cartão (pessoas com mais de 60 anos) terão que se cadastrar apenas uma vez.

Atualmente, para evitar fraude no uso do benefício, os idosos têm de ir nos postos autorizados para fazer a renovação do cartão todos os anos, no mês de aniversário.

Agora, porém, a SPTrans (empresa da prefeitura que gerencia o transporte) vai usar dados do Sistema Nacional de Óbitos para cancelar o cartão de idosos que morrerem –e bloquear o uso por terceiros.

Segundo a empresa, isso também irá reduzir a demanda nos postos, pois diariamente 3.500 idosos procuram atendimento nesses locais, quase a metade para revalidar o Bilhete Único.

Além de não precisar mais renovar o cartão, os passageiros poderão solicitá-lo antes de completar 60 anos. O pedido é aceito a partir de três meses antes do aniversário.

Outra mudança foi na forma de solicitar segunda via em caso de furto ou perda do cartão. O pedido poderá ser feito pela central 156, da prefeitura –o cartão será entregue no endereço informado.

Fonte: Folha de São Paulo

Clique aqui para voltar.