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Confira o que podemos resolver sem ir ao INSS

Os segurados do INSS que não querem enfrentar a fila das agências podem aproveitar os serviços oferecidos pelo site do instituto – www.inss.gov.br - e pela central de atendimento, no telefone 135.

Apesar de muitos serviços estarem no site do INSS, os segurados acabam recorrendo às agências de Previdência, onde podem enfrentar filas de espera para ter suas dúvidas respondidas ou até saírem de lá sem atendimento por não terem feito o agendamento necessário.

Uma das questões que dá para resolver sem ir ao posto é verificar, no site do INSS, o extrato mensal de pagamento do benefício. Esse documento detalha o tipo de benefício recebido, os valores pagos, o desconto do imposto de renda e se há crédito consignado.

Outro serviço disponível é o agendamento de perícias médicas para quem vai pedir um auxílio-doença. Nesse caso, o segurado pode escolher marcar um atendimento pelo telefone ou pela internet. O resultado da perícia, entretanto, só dá para saber no próprio posto.

Advogados ligados a causas previdenciárias informam que os benefícios que admitem a possibilidade de acionar o INSS pelo site podem facilitar de evitar a fila, é possível economizar tempo e não gastar com transporte.

Porém complementam que há questões mais complexas, que exigem do segurado a ida até uma agência para resolver seu problema, como quando ele precisa apresentar uma documentação, por exemplo.

Alguns serviços da internet, porém exigem que o segurado tenha uma senha, que só pode ser cadastrada no posto do INSS. Para acessar o Cnis (cadastro de contribuição do INSS) pelo site, por exemplo, o segurado precisa dessa senha e pode, assim, acompanhar as informações lançada no cadastro.

Fonte: INSS, Jornal Agora.

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