• facebook
  • Flickr
  • twitter
  • orkut

Cartão do idoso ônibus intermunicipal só sai em 2015

O Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou no último dia 22 de agosto que o Cartão BOM Sênior, que concede a gratuidade para passageiros acima de 60 anos nos ônibus intermunicipais, no Metrô e nos trens da CPTM, só será emitido a partir de 2015.

Reportagem do Jornal Agora mostrou que idoso de 60 a 64 anos estão tendo o embarque negado em algumas viações intermunicipais. Essas empresas exigem a apresentação do cartão BOM Sênior e não aceitam o RG ou outro documentos oficiais com foto para liberarem a entrada dos idosos.

A lei da gratuidade para esses passageiros foi regulamentada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no último 2 de julho.

“Houve um descompasso na promulgação da lei. A lei eleitoral não permite que você injete um benefício do tipo de um cartão esse ano, falou o secretário. O cadastro do benefício deveria ter começado no dia 7 de julho.

O secretário disse ainda que as empresas que não aceitarem o RG para o embarque de idosos serão multadas. “Mandem as linhas, a relação de empresas, que nós vamos em cima. Nossos fiscais estão fazendo o mesmo”, disse.

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos não respondeu sobre quais punições as empresas que não permitem o embarque gratuito de idosos apresentando o RG podem sofrer.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), administradora do serviço de ônibus intermunicipais, também não respondeu sobre como será feita a fiscalização das empresas que não permitem o embarque de idosos.

Se este problema ocorrer com você, anote a linha e a empresa que ocorreu para relatarmos também a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, precisamos ficar atentos as pessoas que impedem a ação da lei. Medidas serão tomadas pra diminuirmos este problema.

Fone: Jornal Agora, 23 de agosto de 2014.

Clique aqui para voltar.