Aposentados marcam manifestações para vésperas das eleições

Para dar força ao movimento unificado de aposentados do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e servidores públicos, a Anfip reuniu na manhã desta quarta-feira, 16, novas entidades que aderiram ao movimento, que pede a votação do Projeto de Lei 4434/08, sobre o reajuste dos benefícios previdenciários, e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555, que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados.

Há anos a COBAP e os aposentados servidores públicos lutam, pressionam as lideranças da Câmara, vão às ruas e batalham arduamente pela votação e aprovação dessas propostas de imensa importância para a categoria. Infelizmente, o governo vem demonstrando pouco caso com a situação e impede explicitamente que os projetos sejam colocados em pauta, alegando falta de verba.

A omissão do governo, que nega reajuste aos aposentados e cobra contribuições de servidores aposentados, enquanto aumenta 10% a Bolsa Família contra 5,56% de aumento das aposentadorias, fez com que a categoria se unisse para manifestações nacionais. Diversas capitais serão palcos de protestos históricos até as eleições de outubro. O calendário das manifestações será definido e divulgado em breve.

As entidades que participaram da reunião nesta quarta-feira, 16, foram Anfip, Mosap COBAP, Faapipe, Fapems, FAP-DF, FAP-MG, Faperj, Fapergs, Fapesp, Sindifisco Nacional, Sinal, Sinait, Contec, Anpaf, Andes, Sinasefe, ASA-CD, Cspb, Unafisco Nacional e Sinpol-DF.

FONTE: SITE COBAP – LIVIA ROSPANTINI