• facebook
  • Flickr
  • twitter
  • orkut

Brasil cai 20 posições no ranking mundial de aposentadoria

Valinhos, 27 de maio de 2014.

O que todo aposentado já sabia, agora foi confirmado: Aposentadoria no Brasil cai para 61ª posição no ranking mundial, segundo o Índice Global de Aposentadoria do banco Natixis. Com essa divulgação, o país caiu 20 posições entre 2013 e 2014 e agora está atrás de países como Argentina, Tailândia, Arábia Saudita, México, Kuwait.

O Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Valinhos - Ovídio Vacari, um dos mais aguerridos na luta em prol dos aposentados e pensionistas do INSS, destaca: “Cada vez mais, o valor de nossa aposentadoria cai, daqui a pouco vamos receber apenas um salário mínimo, como já acontece com grande maioria dos brasileiros, ver essa estatística nos deixa entristecidos e impotentes”.

Conforme informações da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas o ranking é liderado pela Suíça, Noruega e Áustria, em 1º, 2º e 3º lugares respectivamente. Segundo o Natixis, o Brasil foi prejudicado pela desaceleração do seu PIB (Produto Interno Bruto), assim como o aumento da inflação e a piora nas condições de saúde. Economias desenvolvidas, boa qualidade vida à população idosa, acesso à saúde, bem estar, segurança, meio ambiente e outros itens contam na avaliação.

A maior queda no Brasil foi o sub-índice das finanças na aposentadoria, que despencou da 21ª posição no ano passado para a 70ª neste ano. O alto nível de desigualdade de renda também atrapalhou o desempenho.

Clique aqui para voltar.