Saiba como converter tempo comum até 1995 em um benefício especial

O segurado que se aposentou por tempo de contribuição, mas teve atividade especial pelo INSS antes de 1995, tem chance de converter sua aposentadoria comum em benefício especial na Justiça. Quem ainda não se aposentou, mas tem atividade insalubre até a época, também pode se beneficiar da regra e ficar livre do desconto do fator previdenciário.

Entenda, até 28 de abril de 95 a regra das aposentadorias especiais permitia a conversão do tempo comum em especial. Essa possibilidade favorece quem tinha, além de atividade especial, contribuições comuns antes da mudança da regra e ainda não completou os 25 anos exigidos a maioria das profissões insalubres.

Na conversão do tempo comum em especial, é necessário multiplicar cada ano por 0,71, para homens, e por 0,83, para mulheres. Assim, 10 anos de atividade comum serão transformados em 7,1 ou 8,3 especiais. Desta forma, o segurado que tem, hoje, 20 anos de atividade especial e não conseguiria se aposentar com a regra sem o fator, completa os 25 anos de contribuição e descarta o desconto.

Em todos os casos, o melhor é sempre consultar um advogado especializado em causas previdenciárias. Portanto, procure o departamento jurídico de sua associação e esclareça duas dúvidas.