II ENCONTRO DE MULHERES APOSENTADAS LOTA AUDITÓRIO DA COBAP SÃO PAULO E MOSTRA A FORÇA FEMININA NO MOVIMENTO

Aconteceu no dia 05 de março de 2020 na subsede da COBAP São Paulo e na sede da FAPESP o II Encontro de Mulheres Aposentadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O evento organizado pela COBAP e FAPESP em conjunto com a Secretaria da Mulher COBAP contou com mais de 80 mulheres aposentadas de diversas Associações da FAPESP e de todo o Brasil e juntas discutiram e levantaram assuntos de extrema importância para as mulheres e o movimento dos aposentados.

Num primeiro momento aconteceu um café da manhã especial para recepcionar as mulheres aposentadas e idosas. O evento foi aberto no auditório da COBAP com a presença do Presidente da COBAP, Warley Martins Gonçalles , Presidente da Fapesp, Antônio Alves Da Silva , Presidente do PTB Dignidade Social, a Senhora Wilma Campos Machado, a Coordenadora Da Secretaria Da Mulher Da Cobap e Presidente Da Associação Dos Trabalhadores Aposentados E Pensionistas De Uruguaiana (Atapur), a Senhora Tânia Herrera e a Presidente da Confederação Das Mulheres Do Brasil, senhora Glaucia Morelli.

O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da presença e força das mulheres na luta como também a questão das pensionistas pós aprovação da reforma da previdência.

Todas as lideranças em suas falas destacaram a importância das mulheres na luta, palavras de ordem afim de buscar mais engajamento e empoderamento das mulheres seja contra o preconceito, violência e redução de direitos.

Na sequência as psicólogas corporais Clarissa Resende Batistela e Jaqueline Yukari Hanaoka da Sobab - Clínica Social Maria Zeneide Monteiro fizeram uma atividade no salão da FAPESP trazendo atividades em grupo com o objetivo de buscar a ampliação da consciência de si , do outro e do mundo. Foi um momento de interação cheio de alegria, conscientização, emoção e diversão.

Dando continuidade ao evento, a senhora Janaina dos Reis membro da secretaria nacional de mulheres do PSTU, ex diretoria do sindicato dos metalúrgicos de São José Dos Campos e região, dirigente executiva nacional do movimento mulheres em luta, dirigente da Csp Conlutas regional vale do Paraíba e graduanda em direito na universidade paulista apresentou um panorama da situação das mulheres, em especial as mulheres idosas. Após a palestra foi aberto espaço para dúvidas e posicionamentos.

AGRADECEMOS A PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS MULHERES QUE FIZERAM DESTE ENCONTRO HISTÓRICO.

A LUTA NÃO SE APOSENTA! MULHERES SEMPRE NA ATIVA!