FAPESP REALIZA TERCEIRO FÓRUM EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL

De iniciativa da FAPESP e do Sindicato dos Petroleiros com o apoio da COBAP, aconteceu neste dia 31 de janeiro, na sede da COBAP São Paulo, o terceiro encontro do Fórum em Defesa da Soberania Nacional. Esta reunião segue com os trabalhos e discussões de diversas categorias unidas em defesa das instituições nacionais diante do sucateamento e privatizações.

O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva foi representado pelo secretário geral, Aristides Vieira Fernandes, representando a COBAP, o diretor Obede Muniz Theodoro que também é diretor da Associação de Guarulhos, representando as mulheres e os bancários, a secretaria geral da Associação dos Bancários Aposentados do Estado São Paulo, ABAESP, Maria Da Glória Abdo e representando os petroleiros, Valdir Lopes do Sindicato ABCP (Associação Beneficente e Cultural dos Petroleiros).

O secretário geral, Aristides abriu os trabalhos do Fórum agradecendo a presença de todos e reforçou o foco de trabalho em defesa da soberania nacional. Primeiramente os presentes se apresentaram, foi lida a ata do Fórum anterior e mesa falou primeiramente sobre a importância da união no movimento e a relevância do Fórum, sobre o desmonte da Petrobras na venda dos lotes de pré-sal, reforçando o convite para o 1º PECOBAN - Seminário dos Petroleiros, Correios e Bancários, que será realizado dos dias 14 a 17 de maio, na capital sergipana Aracaju. Em parceria com a FEASAPISE, o seminário reunirá trabalhadores da ativa, aposentados e autoridades para debater sobre as ameaças de privatizações, sucateamento das empresas, entre outros temas de interesse das categorias.

Foi aberto a palavra as diversas lideranças presentes que apresentaram posições importantes para definição dos objetivos e ações do Fórum e trataram de diversos assuntos como: importância do idoso na conscientização política dentro de casa, entrega do pré-sal ao capital estrangeiro, luta contra o feminicídio e importância da mulher na luta, atos inter-religiosos, representatividade dos aposentados e idosos nas Câmaras Municipais, importância das rodas de conversa, conscientização das mudanças pós reforma da previdência, ações no Congresso Nacional, se envolver mais com os trabalhadores da ativa e estudantes, usar as datas comemorativas como o carnaval para realização de ato, estimular as pessoas a fazerem carteirinha do SUS para que o repasse não diminuía e o governo não sucateie ainda mais o sistema público de saúde, municipalizar a luta, chamamento de todos os movimentos sociais, centrais, sindicatos, associações, sociedade civil, levar a luta para as ruas, seja em panfletagem, rodas de conversa, motivação aos idosos para luta, criação de banners e panfletos unificados.

O Fórum é composto pelas lideranças de Aposentados, trabalhadores dos Correios, Bancários, Petroleiros, Embraer e Eletrobrás além de discutir o sucateamento do SUS e da Previdência Social.

Participaram deste importante encontro diversas lideranças que firmaram a representatividade deste Fórum como Associações de Sorocaba – Genésio Pereira, Admap – São José dos Campos – presidente Lauro Silva e diretor Adílson dos Santos, o Índio, União dos Aposentados, Pensionistas de Guarulhos o presidente Roberval Trajano, União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco – UAPO - tesoureiro, Antenor Queiroz, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ribeirão Preto, o presidente da Carlos Alberto Cassiano, Abaesp - Associação dos Bancários Aposentados do Estado São Paulo com o presidente Antônio Marcelo Men