• facebook
  • Flickr
  • twitter
  • orkut

FAPESP PRESENTE NO XXV CONGRESSO NACIONAL DA COBAP – GRAMADO/RS



A delegação da FAPESP marcou presença entre os dias 24 a 28 de outubro no XXV Congresso Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos (CNAPI) na Cidade de Gramado, Rio Grande do Sul no do Hotel Wish Serrano.

Parte da delegação paulista saiu em caravana no dia 23 de outubro da cidade de Catanduva e percorreu o estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina até a cidade de Gramado no Rio Grande do Sul. No dia 24, a Delegação da FAPESP se reuniu por completo e mostrou sua unidade na luta.

No dia de abertura do evento, compuseram a mesa solene o Presidente da COBAP Warley Martins, o presidente do CODEL, Osório Diesel, o presidente da Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul o anfitrião presidente José Pedro Kuhn, representando o corpo jurídico da COBAP e das mulheres, a advogada a Dra. Maria Dornelles, o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB)Ubiraci Dantas de Oliveira, o senhor Vilson Antonio Romero auditor fiscal, conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e assessor da Presidência da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil ANFIP e Raimundo Cocada diretor da Nova Central – SP e representado a Central Nacional dos Aposentados e a Federação de Santa Catarina, Iburici Fernandes.

Estiveram presentes nesse importante noite entidades de todo o estado de São Paulo participam deste congresso como São José dos Campos, Taquaritinga, Monte Alto, Matão, Araraquara, Catanduva Alimentação, Catanduva, Piracicaba Eclética e Metalúrgicos, Rio Claro, Químicos do ABC, Santo André, Jundiaí, Campo Limpo Paulista, São José do Rio Preto, Mirassol, STU Campinas, Osasco, Guarulhos, Sorocaba, União dos Transportes, Sindapfer, e outras entidades de todo Brasil.

Na abertura do evento, o presidente da Confederação, Warley Martins e as lideranças deram as boas-vindas aos congressistas e reafirmaram a importância da união no movimento dos aposentados, questões como as alterações com a PEC da Previdência e MP 871.

No dia 25 de outubro de 2019, pela manhã, aconteceu assembleia geral com os delegados das entidades filiadas no XXV Congresso de Aposentados, Pensionistas e Idosos (CNAPI).

O contador da entidade, Cristiano Silva, fez a prestação de contas, o balanço das arrecadações e o custeio da entidade referente ao período 2017- 2018. Por unanimidade, os delegados aprovaram toda a prestação de contas. Apenas oito recusaram e outros dois se abstiveram da votação.

Outra decisão tomada foi a escolha do local do próximo Congresso da COBAP que será realizado daqui a dois anos e os delegados decidiram pela cidade de São Luís. Apenas uma pessoa votou contra, outras quatro se abstiveram da votação.

O secretário geral da COBAP, Luiz Legñani, apresentou o relatório de atividades contendo as principais pautas de atuação da entidade. O documento foi colocado em votação e aprovado pela maioria. Legñani apresentou as justificativas para a COBAP deixar de participar do Conselho Nacional do Idoso, depois das mudanças nas regras que concentraram todas as decisões e presidência do órgão nas mãos do governo federal.

Os delegados também votaram pela presença da Confederação no Seminário de Petroleiros, Correios e Bancários, que será realizado em maio de 2020, em Aracajú (SE).

No período da tarde, ocorreu a eleição para nova Diretoria da COBAP

Na manhã do sábado 26 de outubro, a posse e eleição dos novos membros do CODEL Conselho Deliberativo da COBAP para os próximos 4 anos.

Após votação secreta saiu vencedor Santo Graff foi eleito com 19 votos. Como vice-presidente foi eleito Pedro Alcântara Rodrigues (SC). O primeiro-secretário eleito é Nelson Pereira de Araújo (MS), tendo como segunda-secretária Maria da Graça Cavalcanti (PE) contra 14 votos ao candidato, Osório Diesel de Santa Catarina.

Representando a FAPESP temos no CODEL Marcos Tebom – Jundiaí, José Jair Azzi - Piracicaba Eclética e como suplentes Milton Nunes Brito (Tijolinho) - Químicos do Abc e Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho) – Matão. Os membros foram eleitos em 17 de julho de 2019 na sede da FAPESP a reunião Plenária.

No terceiro dia do Congresso, o palestrante Ronaldo Lima (Gerente Administrativo da Cobap e responsável pelo Desconto em folha) aborda o tema: “Diretrizes do Desconto em Folha e evolução das entidades”. Na oportunidade é exibido vídeos das maiores Associações e seus trabalhos realizados dentre eles vídeo da União dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Guarulhos.

As lideranças de todo Brasil assistiram também a palestra do Dr. Marcos Barroso (Advogado Especialista em Direito Previdenciário, membro do Conselho Jurídico da Cobap e membro do Conselho Nacional da Previdência Social) e membros do Conselho Jurídico da COBAP discutem o tema: “Conselho Nacional da Previdência Social e a Reforma”.

Após, o palestrante Luís Carlos Bolzan, psicólogo e consultor e aborda o tema “O SUS, sua organização, estruturação e o funcionamento no momento atual”, seguido do palestrante Raul Antônio Tormen, Administrador especialista em controladoria e custos e engenharia de produção discute o tema: “Gestão e Liderança”

Neste mesmo dia, a Secretaria da Mulher se reuniu para traçar as próximas atividades nos próximos anos e definir mesa diretora nacional e ações estaduais em cada Federação.

O Senador Paulo Paim prestigiou o Congresso acompanhando palestras e conversando com os participantes e a noite discursou aos presentes na abertura do concurso de Miss e Mister COBAP.

O senador Paulo Paim fez um discurso forte, incisivo sobre toda situação do país com a aprovação da PEC da Previdência, destacou o trabalho da COBAP, tanto na luta contra a PEC 06/19, MP 871 e a CPI da Previdência e parabenizou a reeleição de Warley Martins.

No último dia de evento, lideranças se reuniram para planejamento da Central Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (CNAPI) e o senhor Sérgio Vieira assumiu a presidência da Central reforçando que a Central se fará representada em todos os atos e manifestos realizados no país em defesa dos direitos dos aposentados e trabalhadores.

Parabenizamos a COBAP pela organização do evento e agradecemos a todos os delegados pela participação ativa nas Assembleias, palestras e reuniões.

Clique aqui para voltar.