DIA DO IDOSO: O QUE TEMOS PARA COMEMORAR?

O DIA DO IDOSO DEVE SER TODO O DIA. O idoso merece e tem direito de ser respeitado! Afinal de contas a experiência de vida e aprendizado que os idosos têm é única. O idoso já trabalhou ou ainda trabalha para sustentar a família ou para ter o mínimo de conforto em seu lar, mostra a garra do povo brasileiro. Devemos lembrar a contribuição, o suor dado aos anos trabalhados para fazer um país melhor.

Podemos comemorar o dia do idoso homenageando toda a trajetória de vida e conquistas. Mas se levarmos em conta o que está acontecendo em nosso país onde o Poder Público, seja ele nas esferas municipais, estaduais e federal não respeitam o idoso, não temos o que comemorar, mas sim, muita luta para mudar tudo isso.

O governo mostra que o número de pessoas idosas irá dobrar nas próximas décadas, porém em nenhum momento se preparam para esse aumento do número de idosos, o que estão fazendo? O oposto. Sucateiam mais ainda a saúde pública e segurança, querem uma reforma da Previdência que dificulta o acesso a aposentadoria, reduz valor das aposentadorias e corta benefício pela metade das pensionistas. Não é retirando direitos e sucateando a saúde que se constrói um país!

O Estatuto do Idoso pode parecer um sonho, mas não é cumprido. A maior homenagem que o governo deveria fazer é respeitar e cumprir as leis. Não há políticas destinadas ao bem-estar e saúde de qualidade ao idoso.

Ao vermos todo o cenário, devemos ter orgulho de ser idosos, agradecer por ter saúde, termos uma vida honesta. A idade não é um fator limitador para que a nossa luta contra todo o desmonte da Previdência Social pare, pelo contrário, cabe a todos os idosos a responsabilidade de lutar por hoje e pelo futuro do país que ajudamos a construir.

No dia 1º de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

É preciso que os idosos sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida.

Cabe aos governantes investirem mais em acesso à educação; desfrutar de uma boa longevidade e boa saúde física e mental; participação ativa dos idosos na sociedade; combate ao abuso, à negligência, violência e maus tratos, combate à falta de respeito e discriminação de que são vítimas os idosos; inserção do idoso no mercado de trabalho.

Os idosos fazem parte da sociedade e os jovens de hoje também irão um dia envelhecer. Por isso, a luta da FAPESP não está somente nos interesses dos idosos de hoje, mas também no futuro. O mundo pode estar pronto para os jovens, mas devemos nos preparar para amadurecer a sociedade e construir um mundo melhor, mais justo e digno a todos os idosos.

*IDOSOS, VAMOS CONTINUAR JUNTOS FIRMES NA CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL MELHOR!*

*CUIDAR DO IDOSO É RESPEITAR O NOSSO PRÓPRIO FUTURO!*