Comissão mista de orçamento do Congresso Nacional acredita no reajuste nas aposentadorias

O Governo Federal estaria disposto a negociar a possibilidade de um reajuste acima da inflação para as aposentadorias maiores do que o salário mínimo no projeto de lei do orçamento de 2015.

Em reunião realizada no dia 29 de abril pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, a ministra do planejamento, Mirian Belchior, teria admitido aos parlamentares que o assunto poderá ser levado adiante no Planalto. “Isso já é meio caminho andado para emplacarmos a proposta de reajuste das aposentadorias. A ministra disse que está disposta a conversar a respeito do tema”, afirmou o presidente da comissão, deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP).

Procurado, o Ministério do Planejamento informou que não era possível confirmar as declarações da ministra.

Nos últimos anos, a equipe econômica da presidente Dilma fechou as portas logo no início da discussão. “A intenção é colocar o reajuste dos benefícios do INSS no Orçamento para o ano que vem”, diz Ribeiro que informou ser favorável ao aumento.

O senador Vital do Rêgo (PMDB- PB), relator da Leio das Diretrizes Orçamentárias de 2015, ainda não se manifestou sobre o assunto. Hoje, 30 de abril, os dois se reúnem para debater itens que serão inseridos no texto.

O reajuste das aposentadorias vem ganhando força depois que a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviços Públicos da Câmara aprovou um projeto que dá o mesmo aumento do salário mínimo a todos os benefícios do INSS.

Ano de eleição, é sempre assim, o governo federal manipula os aposentados, pensionistas como peças de um jogo político. Precisamos dar um basta a esta situação. Anotem todos os nomes dos envolvidos neste assunto e se não realizarem o que prometido, não os elejamos. É na urna que provamos o nosso descontentamento a todos estes descasos praticados pelos políticos.

Fonte: LDO,Agência Câmara, Jornal AGORA.