APOSENTADOS DE LUTO - TRAJETÓRIA DE JOSÉ VEIGA DE OLIVEIRA

José Veiga de Oliveira, natural de Candiba-BA, casado há 36 anos com Angelina Ramos da Silva Oliveira, cinco filhos, Alessandro, Alessandra, Henrique, José Lucas e Ana de Cássia, que lhe deram três netos, Luiz Miguel, Ana Clara e Heitor. Reside em Matão há 45 anos e atualmente era Presidente da FAPESP e presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Matão e Região, nos deixou na manhã deste dia 04 de maio de 2019.

Começou a trabalhar logo aos 10 anos de idade ajudando seu pai na lavoura. Em 1973, ainda com 14 anos, veio para o Estado de São Paulo, para residir com a família na cidade de Palmeira D’Oeste. Logo em 1974 mudou-se para Matão, onde trabalhou na colheita de laranja até 1978, quando foi contratado na empresa Citrosuco Paulista. Em 1983, mudou sua trajetória profissional para o setor metalúrgico até aposentar-se em 1998.

Sempre atuante, foi membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas que trabalhou. Sua preocupação com os direitos dos companheiros de trabalho logo chamou à atenção dos dirigentes sindicais que o convidaram para ser diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Matão, permanecendo por dois mandatos até sua aposentadoria. Como não conseguia ficar longe das lutas sociais, filiou-se à Associação dos Aposentados e Pensionistas de Matão e Região, onde também logo foi convidado a ser diretor. Posteriormente, graças à sua dedicação e vontade incansável de trabalhar, tornou-se presidente da entidade que dirigiu com muita competência e sucesso até hoje, com grande aprovação dos diretores e associados. Com destaque na administração da associação matonense, desde 2005, passou a integrar a Diretoria da FAPESP (Federação das Associações e Departamentos de Aposentados do Estado de São Paulo), onde participou ativamente de ações para o desenvolvimento e conquista de novos benefícios para o segmento.

Em 2016, após o pleito eleitoral, José Veiga de Oliveira assumiu a Presidência da FAPESP ao lado de 19 Diretores, todos com experiência sindical, política e de atuação na defesa dos trabalhadores, aposentados, pensionistas e idosos. Sempre em suas falas destacava a importância da união no movimento dos aposentados. Sempre presente e ativo no movimento, José Veiga de Oliveira nos deixa um vazio enorme.

Os funcionários da FAPESP, Diretoria lamentam consternados, profundamente essa perda inestimável ao movimento dos aposentados. José Veiga deixa um legado e um exemplo a ser seguido daqui em diante. Que Deus conforte amigos familiares nesse momento tão difícil, estamos juntos, prestamos toda nossa solidariedade.

A FAPESP ESTÁ DE LUTO.