• facebook
  • Flickr
  • twitter
  • orkut

SUCESSO! COBAP REALIZA 1º SEMINÁRIO DAS MULHERES E FERROVIÁRIOS SEMUFE NA PRAIA GRANDE



A FAPESP participou entre os dias 18 a 20 de outubro de 2018 na cidade Praia Grande do 1º Seminário das Mulheres e Ferroviários – SEMUFE organizado pela COBAP. Um evento marcado com palestras sobre a luta dos aposentados, a questão ferroviária e o empoderamento feminino. Um sucesso de evento!

O Presidente da FAPESP, José Veiga de Oliveira participou da mesa de abertura ao lado do presidente da COBAP, Warley Martins que abriu os trabalhos do Seminário fazendo um panorama da luta dos aposentados da situação política do país e da importância da união dos aposentados.

A FAPESP foi representada nesse importante evento pelo presidente da FAPESP, José Veiga de Oliveira, o segundo tesoureiro, José Prates, o diretor de relações e movimentos sindicais, Milton Nunes de Brito (Tijolinho), o diretor Jurídico e membro do Codel, Jair Azzi, pela Diretora de Comunicação Fé Juncal e uma diretora da Associação de Jundiaí, diretor jurídico, diretor da ADMAP e membro do Codel, José Nunes, os diretores da Cobap José Aureliano Ribeiro e Josias de Melo e presidentes e diversas lideranças de aposentados do Estado de São Paulo e do Brasil, destacando a caravana do nordeste com o total de 57 lideranças que atravessou o Brasil para prestigiar o encontro. Um exemplo de bravura e comprometimento com a luta!

No final da abertura o Presidente da COBAP, Warley Martins, recebeu uma homenagem pelos 10 anos à frente da Confederação. Diretoria, presidentes de federação participaram da entrega da placa comemorativa e relembraram a trajetória no movimento dos aposentados mostrando a importância de sua liderança para os aposentados.

No segundo dia de Seminário foi aberto espaço para o Diretor da Federação de Santa Catarina, Agostinho Schiochetti, o presidente da Federação de Minas Gerais, Robson Bittencourt e o Presidente da Federação de Santa Catarina, Iburici Fernandes comentaram da participação deles nas eleições como deputado federal e falaram do panorama político e da importância da participação no processo eleitoral.

Após esse momento, a psicóloga Dra Silvana Walli Chagas da Asaprev de Blumenau SC realizou palestra com o Tema: "Envelhecimento: Uma visão positiva da vida”. A psicóloga mostrou a diferença entre o velho e o idoso, mudanças de atitudes para saúde física e mental. Formas de melhorar a qualidade de vida e questões motivacionais e exercícios e interação com o público, um sucesso e muita diversão e reflexão! Ela abriu espaço para os presentes falarem de diversas questões. A mesa foi formada por Tania Herrera da Atapur de Uruguaiana e presidente da Secretaria da Mulher COBAP e a senhora Dirce da Associação de Pureguatu Goiais.

Num segundo momento, o palestrante Valdemir Vieira, Presidente da AFAPIP-MS aborda o tema "Histórico da Ferrovia no Mato Grosso do Sul." Mostrando a importância das ferrovias no Brasil, a falta de investimentos na manutenção e ampliação da rede ferroviária. No período da tarde os representantes da FAPESP no Codel, José Jair Azzi e José Nunes participam de reunião com os membros do Conselho e na mesma tarde o presidente da FAPESP, José Veiga de Oliveira participou da reunião dos presidentes de Federação comandada pelo presidente da COBAP, Warley Martins e diretoria. As lideranças discutiram a agenda de luta e mobilização do movimento dos aposentados

O terceiro dia do Seminário recebeu a palestra do Dr. Celso Afonso Távora Pacheco, Economista e advogado e especializado em Previdência Social e abordou o tema: “Porque as Mulheres são as que mais perdem com a Reforma da Previdência que já começou”. O especialista tratou de assuntos como entrada na aposentadoria, acesso a pensão por morte, casos em que o benefício foi negado ou dificultado. O Dr. Celso falou também sobre as aposentadorias especiais e as mudanças no acesso a aposentadoria.

Após essa primeira palestra, realizou uma grande mesa de debates com o tema "Intervenções e Reflexões" e discussão de temas acerca dos temas apresentados no Congresso como a privatização das ferrovias. Foi em primeiro momento aberto espaço para um histórico sobre a ferrovia no Brasil e o momento de privatização da linha no Rio de Janeiro e estadualização em São Paulo e o quanto de perdas e consequências para os trabalhadores sociais, trabalhistas. O desmonte de estatais como também acontece com a Previdência Social, questão da paridade.

Dra. Paula destacou o Conto "Paula" de Machado de Assis no qual fala que governar é construir ferrovias e depois o discurso mudou para governar é construir estradas e apontou o sucateamento da linha férrea. A mesa foi formada pelos mediadores: Dra. Paula Ferreira (Advogada e Assessora Jurídica da AAPFCBRJ), Tania Regina Ferreira (Assistente Social e Assessora de Comunicação Social da AAPFCBRJ), Dr. Joelson de Souza Moreira (Advogado da AAPFCBRJ) e Valmir de Lemos (Presidente do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil-RJ) e Valdemir Vieira, Presidente da AFAPIP-MS e João Calegari, presidente do Sindicato dos Ferroviários do RS.

Num terceiro momento, recebeu a pouco a Dra Maria de Lourdes Poeta Dornelles para tratar do "Empoderamento Feminino: A visão Jurídica e Social do bem estar da mulher ”. Para começar a palestrante fez uma interação com os presentes com todos darem as mãos e se abraçarem. Após isso Dra. Maria de Lourdes chamou outras companheiras de luta para a mesa na qual traçaram uma linha do tempo sobre as conquistas das mulheres ao longo da história do Brasil ponto a ponto como conquista das mulheres nos cargos públicos, direito ao voto, delegacia da mulher, Lei Maria da Penha. Além disso foi tratado a importância do espaço das mulheres na sociedade e seus desafios mostrando o quanto a luta é fundamental.

Para encerrar, a dirigente Carina Sampaio da Confederação das Mulheres do Brasil representando a presidente Gláucia Morelli que é Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher – CNDM e presidente da Confederação das Mulheres do Brasil. Carina abordou o tema: “A participação da mulher na política e na construção de um novo Brasil” A dirigente leu uma carta enaltecendo a importância das mulheres na luta, garantindo seu espaço na sociedade e e enfrentamento contra o preconceito. Logo após a palestra o presidente da Cobap Warley Martins cumprimentou a todos presentes encerrando os trabalhos do Seminário.

PARABÉNS COBAP PELO EXCELENTE SEMINÁRIO! A INFORMAÇÃO FORTALECE NOSSA LUTA! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Clique aqui para voltar.