Piso dos Aposentados pode ir para R$ 780,00 em 2015

As aposentadorias do INSS que equivalem ao salário mínimo, hoje em R$ 724,00 poderá passar para cerca de R$ 780,00 no ano que vem. O aumento, de 7,7%, poderá ser aplicado no salário mínimo que valerá em 2015.

O índice aproximado para o reajuste dos benefícios iguais ao piso leva em conta a previsão da inflação do governo para este ano (2014), que é de 5,3%, mais 2,3%, que foi o crescimento do país em 2013, medido pelo PIB (Produto Interno Bruto). O aumento do PIB foi divulgado no final de fevereiro pelo IBGE.

A previsão do piso de cerca de R$ 780,00 em 2015 foi confirmado por José Silvestre Prado de Oliveira, coordenador de relações sindicais do Dieese. A atual política de valorização do salário mínimo, com reajuste pela inflação mais o crescimento do PIB, está garantido só até 2015.

Já os aposentados do INSS que recebem um benefício acima do salário mínimo têm garantido só o reajuste da inflação, estimada em 5,3%. O índice final que será aplicado no salário mínimo, no piso das aposentadorias e nos benefícios maiores ainda podem mudar. Por enquanto há só uma previsão inicial da inflação de 2014. O índice final do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) será divulgado em 2015. O IBGE também pode fazer ajustes no crescimento do PIB.

Lideranças ligadas a causas dos aposentados, dizem que a categoria quer discutir com o governo uma forma de evitar a perda do poder de compra dos aposentados que ganham acima do piso, mas reclamam da dificuldade em dialogar com a presidente Dilma Rousseff.