Aposentados protestam em comemoração ao dia nacional do aposentado

Carca de 1.200 aposentados de todo o país paralisaram o trânsito na rodovia Dutra, que liga São Paulo ao Rio, na manhã do dia 26 de janeiro. Durante uma hora e 25 minutos as pistas ficaram bloqueadas nos dois sentidos. O protesto ocorreu na cidade de Aparecida / SP.

Os aposentados estavam na cidade para participar da comemoração ao Dia Nacional dos Aposentados que se iniciou com uma missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Durante a cerimônia, os aposentados e pensionistas foram saudados pelos religiosos, que pediram aos cerca de 25 mil fiéis presentes que orassem por eles. Nesse momento, cerca de 3.000 representantes dos idosos estavam presentes.

O presidente da COBAP, Warley Martins Gonçalles, leu a carta dos aposentados com as principais reivindicações do movimento para este ano.

As reivindicações incluíam o fim do fator previdenciário, o reajuste das aposentadorias, recuperação de perdas salariais e a participação da entidade nas tomadas de decisão do governo que influem sobre os aposentados.

Após a missa, um grupo empunhando faixas e gritando palavras de ordem, se dirigiu à rodovia Dutra. O protesto já era esperado e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. À frente do grupo, seguia uma imagem de Nossa Senhora Aparecida de cerca de um metro de altura.

Sob sol forte, o grupo caminhava lentamente. “Vamos devagarinho que a gente chega”, entoavam alguns para animar aqueles mais debilitados pelo calor.

As pistas no sentido sul foram as primeiras a parar. Logo um grupo invadiu as pistas no sentido norte, deitando no asfalto para impedir a passagem dos carros. Apesar do transtorno, a maioria dos motoristas apoiaram a mobilização dos aposentados, que distribuíam panfletos explicativos nos veículos.