Histórico

Fundada em 18 de fevereiro de 1983 a Federação das Associações e Departamentos de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de São Paulo, FAPESP, é uma entidade não governamental que agrega Associações filiadas de aposentados e idosos em todo o estado de São Paulo.

Saiu do ostracismo e tornou-se uma das entidades de luta mais aguerridas do país, firmando-se como a legítima defensora dos direitos de mais de sete milhões de aposentados e pensionistas paulistas.

Seu renascimento deu-se em 10 de novembro de 2005, durante solenidade de posse da nova diretoria, realizada na Capital. O ex-deputado federal Benedito Marcílio transmitiu o cargo ao presidente aclamado, Warley Martins Gonçalles, que iniciou uma verdadeira revolução política-administrativa na Federação, contando com total respaldo do vice-presidente Octaviano, do secretário-geral Antonio Alves da Silva e dos dirigentes Ribeiro, Francisco Delgado, Josias, Cícero, Lima, Baessa, Sabiá, Valdemar, Guido, Vadico, Mercedes, Osmarzinho e muitos outros.

Com objetivo de ampliar e preservar políticas públicas que garantam qualidade de vida aos aposentados, pensionistas e idosos seja elas nas áreas de lazer, saúde, educação e política, sendo responsável por idealizar leis como o Passe Livre para os idosos nos transportes públicos da capital a partir de 60 anos no estado de São Paulo.

Há 36 anos reúne mais de 50 Associações de aposentados e atualmente tem como presidente o senhor Antônio Alves da Silva. A FAPESP é filiada a COBAP, Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas e Idosos no qual possui representações em todos os estados do Brasil, por meio de suas Federações.

Diretoria

Composta por pessoas de larga experiência sindical e política, a diretoria da FAPESP exerce o mandato 2016/2020. Seus membros, na juventude, lutaram em prol dos direitos dos trabalhadores, por ideais de igualdade. Todos têm uma história de vida baseada no ideal de servir ao próximo, dentro do mais puro sindicalismo da classe. Agora, mais amadurecidos e aposentados, o time de lideranças da Federação dos Aposentados.

DIRETORIA FAPESP 2016 - 2020

Presidente: JOSÉ VEIGA DE OLIVEIRA – MATÃO – In Memoriam
Presidente: ANTÔNIO ALVES DA SILVA – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS;
Secretário Geral: ARISTIDES VIEIRA FERNANDES – VOTORANTIM;
2º Secretário: JURACI GOES – PIRACICABA METALURGICOS;
Tesoureiro: OCTAVIANO PEREIRA DOS SANTOS – OSASCO;
2º Tesoureiro: JOSÉ CARLOS DA CRUZ PRATES – CATANDUVA ALIMENTAÇÃO;
Diretor de Comunicação Social: FÊ MARTINS JUNCAL – JUNDIAÍ;
Diretor Adjunto: NELSON GONÇALVES – SOROCABA METALURGICOS;
Diretor Assuntos Jurídicos: JOSÉ JAIR AZZI – PIRACICABA ECLÉTICA;
Diretor Adjunto: NORMA LOPES GONÇALVES – RIO CLARO;
Diretor Rel. Sind. Movimentos Sociais: MILTON NUNES DE BRITO – QUÍMICOS ABC;
Diretor Adjunto: DAISY MARIA SILVA – STU CAMPINAS;
Diretor de Formação, Cultura, Esporte e Lazer: VALDEMAR VENÂNCIO – SABESP;
Diretor Adjunto: OSMIR BATISTA – MOGI DAS CRUZES.

CONSELHO FISCAL TITULAR
1 – LAÉRCIO CAROLINO – ARARAQUARA;
2 – LYDIA ROQUE - GUARULHOS;
3 – FRANCISCO PROCÓPIO PINHEIRO - TAQUARITINGA.

CONSELHEIROS SUPLENTES
1 – JAIR FERREIRA DE TOLEDO - EMBU;